sexta-feira, 29 de maio de 2015

AULA 22/23

O objectivo da aula  é a criação da famosa fita de Möbius
3DS MAx

Criação de duas figuras geométricas (opção shapes)

Rectangle- dimensões de 100 por 5;
Circle- 100 unidades de raio;.



Criação de um anel: loft(  (coumpond objects / get path)


Selecção de loft, MODIFY,  TWIST
Deformations - Seleccionar a opção twist:         - Keys / Move :valor da 2ª chave para 180                                                                                                  - Keys/ Move : valor da 2ª chave para 360


Matetial editor, wire difuse (aplicar ao objecto)


Menu Modify - Seleccionar o loft:
Skin Parameters - valor de shape steps 3;
Material Editor - wire para o valor 10;


Colocação de uma  luz no canto superior direito: seleccionar a luz e escolher a opção spotlight parameters




Inserção de uma camara: Target Spot/  Snaps Toggle - câmara no extremo superior da linha a apontar para o extremo oposto



Colocação de 3 keys na linha da camara: percurso: lento de início - 1key, no final mais rápido, já com 2 keys.




O objectivo da aula : criação de uma animação do sistema solar através dos seus constituintes.
3DS MAx

Criação de 3 3esferas, e duas circunferências:
Geometry:  e seleccionar sphere:
Raio 20 unidades e seleccionar create (SOL);
Raio 10 unidades, em X inserir o valor 150 e seleccionar create (TERRA);
Raio 5 unidades, em X inserir o valor 170 e seleccionar create (LUA);



Animação layer TERRA
Start time: 0
End time : 200(final do time line)
Samples :20
CONVERT FROM (circunfrencia)



Lua seleccionada -  opção trajectories:
End Time - 50
Start Time - 25
Convert From (circunferência pequena)
Repetir o mesmo passo até chegar ao resultado seguinte (aumentar 25/25 o end time e start time)






Procurar  imagens de texturas que representem os constituintes do Universo: Sol, Terra, Lua, Universo: “sun map", "moon map", "earth map" e "hubble" “universe”.





Matetial editor, wire difuse - aplicar ao objecto
Arrastar os materiais para as referidas esferas.
Show material in viewport as - Shaded materials with maps;

 Target Spot - Inserir a câmara no topo da Terra a apontar para o Sol;





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