O exercício da aula tem
como objectivo a criação de uma figura tridimensional, - cónica, como produto,
a execução de várias secções da mesma.
Inserir um cone, com o ponto de inserção da base em (0,0), raio com 10 unidades e com uma altura de 20 unidades, com um View Point de coordenadas: 1,1.5,1;
Inserir um cone invertido, com o ponto de inserção da base em (0,40), raio com 10 unidades e com uma altura de -20 unidades;


De seguida criamos 4 novas layers:
“Circunferência” na cor vermelha
“Elipse” na cor amarela
”Hipérbole” na cor verde
”Parábola” na cor cyan
SECÇÃO CÓNICA :CIRCUNFERÊNCIA
Section - Com a layer "Circunferência"
activa, seleccionar o cone de baixoinserir as coordenadas (0,0,5)
SECÇÃO CÓNICA : ELIPSE
UCS - Rodar os eixos em torno de x, inserir X e de seguida inserir o valor de 30º;
Section - Seleccionar o cone de baixo, inserir o valor
XY, inserir as coordenadas (0,0,5).
SECÇÃO CÓNICA: PARÁBOLA
Novo sistema de eixos, que contenha uma geratriz
do cone e uma perpendicular a esse eixo a partir da tangente
da intersecção da geratriz e da base do cone.
Iniciar o comando, escolher a opção de
seleccionar 3 pontos (3p):
Ponto da base - intersecção entre a geratriz do
cone e a base;
Ponto de interseção entre os vértices dos dois
cones;
Qualquer ponto da recta tangente à base do cone,
a partir da geratriz;
SECÇÃO CÓNICA: HIPÉRBOLE
Seleccionar os dois cones, inserir o valor ZX,
inserir as coordenadas (0,-3,0)
Visualizar o conjuntos de vários ângulos
diferentes;
De seguida fez-se os layouts – visualização das
secções em verdadeira grandeza.
Criou-se uma página de layout em formato A3
(recorreu-se ás definições avançadas para retirar as margens á página).
Criação de uma nova layer "viewports"
com a cor cinzenta 252
Criação do viewport onde serão apresentadas as
secções.
Para a visualização das figuras- utilizar o
comando UCS - para tornar cada secção paralela a um plano e de seguida colocamos a secção á escala 1:100.
A segunda parte da aula continuou com a execução de
figuras geormetricas no mesmo programa.
Criação de 8 novas layers:
elipsoide – cor 23
esfera sólido – cor 212
esfera superfície – cor 112
hiperboloide de revolução – cor 221
hiperboloide regrado – cor 145
paraboloide – cor 11
sela de cavalo – cor 30
toros – cor 73
Desenha-se uma linha: diâmetro da
circunferência paralelo ao eixo X - comando "ARC.
Comando "SURFTAB1" e insere-se o
valor 20 e depois, "SURFTAB2" e o valor 20
Faz -se um movimento de revolução segundo um - superficie
com recurso ao comando "REVSURF" em que selecionamos o arco, o eixo
de rotação e insermos o valor de 360 para os graus de rotação.
ESFERA SÓLIDO
Mudar o diâmetro e o arco para a layer "esfera solido". Comando "FREEZE" congelar a layer "esfera superfície" e descongelar a layer "layer solido".
Comando "JOIN" juntar o diâmetro e o arco.
Comando "REVOLVE", selecção do arco e depois o eixo de rotação.
TORO
Com o comando "LINE" desenhamos um diâmetro da circunferência que seja
"MOVE" selecciona-mos o diâmetro e um ponto qualquer e depois pomos @20,0,0 para que o eixo se mova 20 unidades para o lado.
ELIPSOIDE
Desenhar uma linha que junte os dois pontos mais
afastados da elipse.
Com o UCS escolhe-se a opção "object"
e depois a área à esquerda da figura;
"BOUNDARY", Region e com a opção Pick
Point escolhe-se um ponto na área á esquerda definida pela elipse e pelo
segmento de reta.
"REVOLVE", escolhe-se o arco da
esquerda e o eixo de rotação e faz-se uma rotação de 360º.
PARABOLOIDE
Comando "UCS", com a opção
"Objects", selecciona-se a área da esquerda.
Layer elipsoide, - Boundary, e com a opção Region vamos picar um
ponto na parte esquerda.
Comando "REVOLVE", selecionar o arco da esquerda e o eixo de
rotação.
Sem comentários:
Enviar um comentário